Com a Conta de Energia em Alta essa é Uma Grande Oportunidade!

Aprenda a Instalar Painel Solar Fotovoltaico e Garanta Sua Fonte de Renda Agora Mesmo!

Entenda a profissão do instalador de sistemas fotovoltaicos

Você sabe quais são as funções de um instalador de sistemas fotovoltaicos? Qual o seu salário e quais as ferramentas e habilidades necessárias para trabalhar na função? O post abaixo vai lhe ajudar com isso

Desde 2012, com a resolução 482 da ANEEL, o mercado de energia fotovoltaico vem se desenvolvendo de forma expressiva no Brasil. Já são mais de 10 mil sistemas fotovoltaicos instalados no país e a previsão é de que até 2024 existam 1,2 milhões espalhados pelo país. E essa previsão é conservadora. De todas as profissões existentes no mercado nacional de energia solar, a de instalador fotovoltaico destaca-se como uma das mais requisitados no momento (com o tempo, a tendência é que esses instaladores também sejam responsáveis por ações de manutenção), visto que em uma instalação (seja ela residencial, industrial ou comercial), são necessários dois instaladores atuando simultaneamente.

O instalador de sistemas é o responsável por toda a parte de execução do projeto fotovoltaico, de acordo com o projeto realizado pelo engenheiro e sempre respeitando as recomendações de NR10 e NR35. O primeiro passo da instalação, é montagem da estrutura de fixação dos módulos fotovoltaicos. Essas podem ser de diversos tipos, variando de acordo com o tipo de cobertura onde será instalado o sistema. Esta deve ser devidamente nivelada e fixada na superfície de instalação. Em seguida, os módulos deverão ser alinhados e fixados.

Após essa etapa, o instalador executa as etapas de instalação elétrica, onde são feitas as conexões entre módulos, além das conexões CA e CC, dispositivos de proteção, aterramento etc. Após a conexão entre módulos, string-box e inversor, o instalador está pronto para efetuar o comissionamento do sistema e teste do inversor.

Ferramentas utilizadas

Uma das perguntas frequentes nos treinamentos, diz respeito às ferramentas necessárias para atuar como instalador.  Além do kit básico de ferramentas (chaves de fenda, alicates, fita métrica, lâmina, chave de boca, martelo, etc), o instalador fotovoltaico fará uso de todos os EPI’s e EPC’s (Equipamento de Proteção Individual e Coletivo), que consistem em capacetes, botas, luvas, óculos, cinto de segurança, talabarte e outros acessórios. Para a implantação do arranjo fotovoltaico nos telhados, as principais ferramentas necessárias são: um andaime ou escada, furadeiras e parafusadeiras, assim como uma serra arco ou circular. Também são utilizadas ferramentas específicas da fotovoltaica, como alicantes de corte, multímetro, megometro, alicates crimpadores de conectores tipo MC4, chaves para aperto e abertura de conectores MC4, alicates decapadores.

Quanto Ganha um Instalador?

Após obter a certificação de instalador qualificado, é possível atuar como funcionário de uma empresa integradora, ou montar uma própria empresa de instalação de sistemas fotovoltaicos. O salário de um instalador pode variar de R$1.500,00 até R$3.500,00, dependendo da experiência e região onde mora. Para empreendedores, geralmente a parte de projeto e instalação corresponde à 20% do orçamento de um sistema fotovoltaico.

Como obter Certificado de Instalador Fotovoltaico

A tecnologia fotovoltaica exige conhecimentos específicos, devido ao seu alto grau de particularidades. Sendo assim, é essencial que os instaladores se capacitem, de modo a compreender e aplicar as boas práticas de instalação exigidas pelo mercado. Estas práticas visam a segurança do instalador e da instalação realizada. Portando na hora de escolher o seu treinamento, opte por um treinamento prático, onde seja possível manusear as ferramentas e simular todas as etapas de instalação em um sistema fotovoltaico. A Elektsolar possui centros de treinamento em diversas cidades do país, com infraestrutura completa, de modo a propiciar ao aluno experiências reais de campo.

Conheça mais sobre os nossos cursos em: Quero Ser Um Instalador Fotovotáico