Advogado de Inventário

O advogado de inventário é o profissional responsável por auxiliar seus clientes em um momento difícil: a partilha de bens após o falecimento de um ente querido. Esse é um processo que envolve aspectos legais complexos e muitas vezes delicados, exigindo habilidades específicas do advogado.

O inventário é um procedimento judicial necessário para que os bens deixados pelo falecido sejam divididos entre seus herdeiros. É um processo que requer muita atenção aos detalhes, já que é necessário verificar quais são os bens que compõem o patrimônio do falecido e como eles devem ser distribuídos. O advogado de inventário, portanto, é o profissional que tem a expertise para lidar com essas questões.

O papel do advogado de inventário é orientar o cliente em todas as fases do processo, desde a elaboração do inventário até a homologação da partilha. Ele deve estar sempre atualizado sobre a legislação vigente e ter conhecimento sobre os direitos dos herdeiros e das obrigações fiscais envolvidas na partilha.

Além disso, o advogado de inventário deve atuar como um intermediário entre os herdeiros, buscando solucionar conflitos que possam surgir durante o processo. É comum que haja divergências entre os herdeiros sobre a partilha dos bens, e cabe ao advogado de inventário buscar uma solução que atenda a todos.

É importante ressaltar que a contratação de um advogado de inventário é obrigatória em casos em que o falecido deixou bens a serem partilhados entre seus herdeiros. O não cumprimento dessa obrigação pode levar a consequências graves, como a anulação do processo de partilha.

Na cidade de Itajaí, há diversas opções de advogados de inventário disponíveis. É fundamental escolher um profissional experiente e confiável, que possa garantir uma atuação ética e eficiente durante todo o processo.

O Escritório de Advocacia Bartolomeu e Borges em Itajaí possui uma equipe de advogado de inventário para atender você e sua família.

About the Author: Fernando

Deixe um comentário